Sim, essa é a proposta, desafiar você guerreiro empreendedor, a atentar para que todo o seu esforço e dedicação seja revertido em lucros no final do mês.
Afinal, será que algum empreendedor investiria o seu dinheiro para abrir um negócio, assumir responsabilidades com a legislação, fornecedores e funcionários, trabalhando várias horas por dia para atender seus clientes, aceitaria no final do mês obter um prejuízo?
Até quando?
Diante do que tenho observado, posso afirmar que sim, existe!
E não são poucos.
Surpreendentemente muitos empreendedores não fazem um fechamento mensal de seus negócios para saber se obteve lucro ou prejuízo no final do mês.
Desta forma, como poderá saber se seu negócio continua sendo viável?
Como reverter um prejuízo se nem sabe que ele existiu?
Portanto, você empreendedor que investiu seu dinheiro na expectativa de que teria um negócio lucrativo, o mais importante a fazer é um monitoramento mensal para a sustentabilidade do seu negócio.
E você sabe por que muitos ainda não fazem?
Uns dizem que não sabem como fazer.
Outros sabem, mas afirmam não gostar de fazer.
E outros ainda, porque entendem que tem muitas coisas para fazer e não tem tempo para se ocupar com as burocracias do negócio.
Na realidade, o que geralmente acontece é que os empreendedores se envolvem tanto com a produção e as entregas de seus produtos ou serviços que até se esquecem de fazer os registros das movimentações diárias de entradas e saídas financeiras de suas empresas, e no final do mês, infelizmente não tem o que medir muito menos o que gerenciar.
Curiosamente, uma pergunta recorrente que tenho escutado dos
empreendedores é:
Cadê o lucro que deveria estar aqui?
Ou “Como saber se o meu negócio dá dinheiro?”
Vamos lá!
A primeira e mais importante tarefa que todo empreendedor deveria fazer diariamente são os registros de entrada e saída do caixa no momento que ele acontece eliminando os esquecimentos.
Segundo, separar estes registros de acordo com a natureza de seus custos, agrupando separadamente as receitas e seus respectivos impostos, investimentos, custos fixos e variáveis e as suas despesas.
Pronto!
Agora ao encerrar cada mês de trabalho, dedique pelo menos duas horas para analisar os indicadores de resultados do seu negócio.
Tenho certeza que descobrirá informações incríveis para ampliar seus lucros.
Mas, aí você ainda poderá estar me perguntando: mesmo os empreendedores que tem software de gestão, não sabem qual é o lucro do seu negócio?
O software é uma ferramenta ideal para fazer os registros diários de seu negócio, mas não livrará você dessas questões burocráticas.
Na verdade, hoje é obrigação legal, pois sem o software, nem poderiam emitir o cupom fiscal de vendas.
O software garante os registros das vendas (receitas), mas esses dados não tornam automáticas as informações e análises para uma boa gestão do negócio e aferição do seu lucro ou prejuízo no final de um período.
Mesmo contando com a ajuda destas tecnologias, muitos ainda não registram os seus custos e despesas e não tem um controle de seus estoques.
Pense nisso, caro amigo empreendedor!
Você pode contar com a equipe de especialistas da Seed para auxiliá-lo nestes momentos de grandes mudanças e oportunidades.
Para dar o primeiro passo nessa jornada, clique na imagem abaixo, preencha o formulário e receba gratuitamente um Diagnóstico de Lucratividade elaborado para o seu negócio!
Sucesso!
Fale conosco pelo Linkedin.
Mentor, Consultor e Professor de Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. Diretor da ABMEN – Associação Brasileira de Mentores de Negócios, Regional São José dos Campos. Engenheiro Mecânico; Pós-graduado em Marketing Estratégico, em Gestão Educacional e MBA em Gestão de Habitats de Inovação com módulo Internacional nas Incubadoras e Parques Tecnológicos de Israel. Atuou nas Diretorias Executivas da Rede Paulista de Inovação e na Associação Comercial e Industrial de Taubaté, nos Conselhos Universitários da UNITAU, FATEC e DEHONIANA e na Gestão das Incubadoras Tecnológicas Unesp/Sebrae e FVE/Petrobras.