É sabido que são muitas as variáveis e exigências a serem observadas na gestão de um negócio, e com tantas preocupações, em oferecer um produto ou serviço com alta qualidade, na maioria das vezes não se dedica muito tempo para o aprofundamento sobre a importância do cliente e qual seu papel no negócio, que é a única e verdadeira fonte de recursos para uma empresa, como nos alerta Henry Ford:
“Não é o empregador quem paga os salários, mas os clientes”.
Um negócio existe em razão dos clientes, afinal, são eles que movem a empresa ao comprar seus produtos ou serviços.
Portanto, aceite que o cliente é o protagonista da sua empresa, a sua razão de existir.
Conhecer, atender, encantar e manter o cliente é, portanto, dever de toda empresa inteligente, que pretende se manter e prosperar no atual mercado dinâmico e altamente competitivo.
O primeiro passo é conhecer o seu cliente, quais são suas reais necessidades, interagindo assim com seu perfil e conceito de valor, o que permitirá compreender qual é a melhor maneira de se relacionar com ele, para com isso criar vínculos duradouros.
Por esse motivo, sugerimos uma gestão inteligente dos seus clientes com a geração e manutenção de um cadastro atualizado, incluindo todas as informações relevantes e necessárias, podendo sempre que necessário, executar mudanças e inovar em algum processo ou dinâmica na empresa.
Além disso, essa é a chave para uma tomada de decisão rápida e certeira, obtenção de bons resultados e fortalecimento da relação com seu cliente.
Nós temos como orientá-lo, presencialmente ou à distância, a construir ferramentas de controle para cuidar desse capital tão importante para o crescimento de sua empresa.
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Gestora Administrativa. Especialista em Gestão Empresarial para Secretárias. Secretária executiva por 15 anos.
Professora universitária, palestrante nas áreas de secretariado e gestão.